Período: Noturno
Duração: 2,5 anos (Técnologo)
Ato legal: Portaria MEC – SERES Nº 444, DE 1º DE NOVEMBRO DE 2011
Publicado no Diário Oficial da União nº 211, de 03 de novembro de 2011 (quinta-feira) – Seção 1 – Pág. 39/40 – Superior de Tecnologia em Design de Interiores
Sobre o curso
Graduação tecnológica de nível superior, com 2,5 anos de duração, cuja matriz curricular inclui conhecimentos de áreas como Arquitetura, Paisagismo, Design Gráfico e de Produto, Artes Visuais, Decoração e Publicidade e Propaganda. O aluno do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores da FAAL – Faculdade de Administração e Artes de Limeira, será capaz de projetar ambientes de forma criativa e inovadora considerando as tendências contemporâneas. O aluno aprenderá técnicas da Arquitetura e do Design, bem como os procedimentos de execução de projetos de Design de Interiores, considerando questões de beleza, qualidade, segurança e economia.
Objetivos do curso
Formar profissionais altamente qualificados para desenvolver projetos de Design de Interiores, que saibam representar graficamente suas idéias e apresentar com qualidade a seus clientes atuando com profissionalismo, liderança e ética no mercado. O profissional formado deve ter segurança para escolher os materiais mais adequados à execução de seu projeto bem como das tecnologias e dos procedimentos construtivos. E ainda:
- Proporcionar competências (saber), habilidades (fazer) e atitudes profissionais para o exercício profissional do designer de interiores;
- Internalizar conceitos teóricos que orientem a execução das atividades inerentes à profissão por meio de aprendizado contínuo e auto-desenvolvimento;
- Proporcionar qualificação técnica e experiência para a prática profissional;
- Internalizar valores éticos, sociais, humanistas e ambientais condizentes com o exercício profissional.
Metodologia
Aprendizagem a partir de projetos interdisciplinares, com projetos que integram todas as disciplinas, com o objetivo de uma prática vivencial, realizando trabalhos práticos desde o primeiro semestre do curso, com experiências de clientes reais, tendo como apoio os laboratórios de práticas da FAAL.
Mercado de Trabalho
Noventa por cento de nossas vidas se passam no interior de ambientes construídos — os espaços nos quais comemos, dormimos, trabalhamos e nos divertimos. O foco central da atuação de um Designer de Interiores é o aspecto humano desses ambientes: planejamento do espaço, padrões de circulação, assim como as cores, a iluminação, as superfícies e mobiliário que tornam o ambiente confortável para viver, trabalhar e se divertir. Os cursos de Design de Interiores devem preparar o aluno para o mercado, combinando aspectos práticos e teóricos. O campo de atuação do Designer de Interiores, de maneira mais ampla, engloba a atuação em Escritórios de Arquitetura, Engenharia e Design, ou como consultor independente. Esse profissional está habilitado a trabalhar em prefeituras, construtoras, empreiteiras, museus, galerias de arte, fábricas de luminárias, de móveis e de cerâmica; lojas de decoração, material de iluminação; podendo atuar como Designer de Interiores em empresas, comércio e residências particulares em geral. Especificamente nas pequenas e médias empresas, comerciais e industriais, que são a maioria no nosso país e na região, esses recursos humanos nos ajudariam a melhorar o seu desempenho mercadológico, aumentando ainda a qualidade de vida e de trabalho, através de projetos de Design de Interiores condizentes com necessidades e perspectivas específicas.
O que estuda
Desenho Arquitetônico, Desenho auxiliado por computador (CAD), Arte, História e Teoria da Arquitetura, do Design e da Arte, Tecnologia dos Materiais, Instalações Prediais, Materiais de Acabamento, Cores e Tendências, Iluminação, Paisagismo, Fotografia, Sustentabilidade Ambiental, Tecnologias Computacionais, Marketing e Prática Profissional, com a prática estruturada nas disciplinas de Projeto presentes em todos os semestres do curso.